segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Meio Ambiente (Condições ambientais da cidade de Macaé)

Trabalho do curso:

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.

Cursista: Manuela Carlos da Silva



INFORMÁTICA EDUCATIVA – PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE

Professor (a) do LIED: Manuela Carlos da Silva

Título da aula: Meio ambiente (Condições ambientais da cidade de Macaé)
Disciplinas: (Português, Ciências ambientais e Matemática)
Ano de Escolaridade: 7º Ano
Duração: Dois meses. O planejamento é flexível, podendo se estender ou não.
Mídias e ou softwares utilizados: Broffice writer, foto log,Vídeo, Gogle,Email e Blog.
Tipo de utilização do software/objetivos:
( ) Sensibilização      (x)  Ilustração    ( ) Simulação     (x) Conteúdo Curricular                            (x)Produção de Trabalhos   (  ) Avaliação   (x) Pesquisa  (  ) Outros


Objetivos:
Este trabalho tem como objetivo, sensibilizar os alunos, levando a refletir sobre as condições ambientais da cidade de Macaé, e as conseqüências trágicas que a falta de conscientização ecológica podem trazer (já estão trazendo) para o nosso planeta. Os alunos apresentam um enorme potencial cognitivo sendo capaz de, através de pesquisas, estudos, argumentações e integração contribuir para uma qualidade de vida melhor, e é acima de tudo uma questão de cidadania.


Justificativa:
Precisamos urgentemente ampliar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a continuidade da vida na terra.


Metodologia:
Registros por fotos ou filmagem;
Postagem no foto log;
Produção de texto;
Pesquisa no site Google;
Produção de gráfico;
Passeata;
Produção do vídeo;
Criação de panfletos;
Apresentação do trabalho;
Postagem do trabalho;


Recursos:
Computador;
BrOffice Writer;
Máquina fotográfica digital;
Site Google;
Foto log;
Movier Maker;


Desenvolvimento:

1ª aula:
No primeiro momento, irá acontecer um bate papo a respeito do tema. Em seguida, a professora irá explicar como serão realizado as atividades.
Os alunos juntamente com a professora, irão fazer um passeio pela cidade de Macaé, e irão registrar, por meio de fotografias ou filmagem, locais que mostram as condições em que se encontram o meio ambiente da cidade.

2ª aula:
No segundo momento, os alunos irão levar no pendraive os dados coletados, que serão vistos pelos alunos, onde ocorrerá o momento da troca de experiências.
Em seguida, os alunos irão postar algumas fotos no foto log.

3ª aula:
Baseado na troca de experiências da aula anterior, os alunos irão criar o seu texto, no Broffice Writer, a respeito do tema e irá salvar.
O aluno deverá enviar o texto para o email de trabalho da professora.
A professora irá rever erros ortográficos ou gramaticais.

4ª aula:
Os alunos irão corrigir erros, caso haja, no texto e em seguida, irão postar no site do grupo.
Os grupos irão pesquisar no Google, informações a respeito das condições ambientais que se encontra a cidade de Macaé.
Atenção a pesquisa deve seguir os seguintes critérios:
Maior índice de poluição:
·         Garrafas/Vidros
·         Plásticos
·         Pneu
·         Outros detritos (especificar)
A pesquisa deverá conter a URL.

5ª aula:
Baseado na pesquisa feita anteriormente no Google, cada grupo montará um gráfico,  onde mostrará a porcentagem de detritos despejados no meio ambiente da nossa cidade.

6ª aula:
 Baseado nas conclusões que os alunos chegaram, os mesmos irão criar panfletos e faixas no Broffice Writer, com informações a respeito das condições ambientais da nossa cidade.

7ª aula:
    Acontecerá uma passeata juntamente com os alunos e professores da escola, com objetivo de alertar a população, sobre a questão ambiental da cidade de Macaé.
   Todos os alunos do 5º ao 9º ano deverão participar da passeata.

8ª aula:
Os panfletos deverão ser postados no blog do grupo.
Os alunos criarão um vídeo, no Movie Maker onde mostrará as condições ambientais que se encontra a nossa cidade.
O Vídeo será postado no blog do grupo.

9ª aula:
A turma irá apresentar o vídeo no data show para as demais turmas da escola, (5ª, 6°, 7° e 8° Ano, e funcionários da escola).


Nenhum comentário:

Postar um comentário