terça-feira, 18 de outubro de 2011

Democracia, Eleições e Responsabilidade Política

INFORMÁTICA EDUCATIVA – PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE

Professora do LIED: Manuela Carlos da Silva

Título da Aula: Democracia, Eleições e Responsabilidade Política
Disciplinas Envolvidas: História e Português
Ano de Escolaridade: 5° Ano
Duração: Dois meses
Mídias e ferramentas da internet e ou softwares utilizados: Vídeo, BrOffice Writer,   Google, Fotolog, Email e Blog.

Tipo de utilização do software/objetivos:
 (  ) Sensibilização   (  ) Ilustração  (  ) Simulação  ( X ) Conteúdo Curricular  ( X ) Produção de Trabalhos
(  ) Avaliação  ( X ) Pesquisa  ( X ) Outros

Objetivos:
Estas atividades pretendem atender os alunos, com o objetivo de estimular os educando, especialmente maiores de 16 anos que já gozam do direito ao voto facultativo, garantido pela Constituição Brasileira de 1988, levando o aluno a refletir sobre a política na cidade de Macaé.


Justificativa:
É de suma importância dar ênfase ao desenvolvimento do senso crítico e reflexivo de cada indivíduo como sujeito histórico, cidadão consciente de seus direitos e deveres constitucionais, despertando assim a importância do voto consciente.


Metodologia:
Produção de texto;
Pesquisa no site Google;
Entrevista;
Produção do vídeo;
Criação de panfletos;
Apresentação do trabalho;
Postagem do trabalho.


Recursos:
Computador;
BrOffice Writer;
Máquina fotográfica digital;
Site Google;
Movie Maker.


Desenvolvimento:


1ª aula:
O que poderia ser feito para conscientizar a população da importância do voto consciente?
No primeiro momento, a professora do laboratório irá explicar a atividade a ser desenvolvida. Em seguida os alunos irão assistir a um vídeo sobre a campanha eleitoral gratuita.
Após assistirem ao vídeo, os alunos se reunirão em grupos de 5 ou 6 alunos, e irão refletir sobre o tema, e deverão criar um texto no BrOffice Writer.


2ª aula:
Pesquisa em grupo:
Os grupos deverão pesquisar na internet, usando o Google, como vem ocorrendo as eleições nos últimos 8 anos na nossa cidade.
Atenção, a pesquisa deve conter:
N° de habitantes;
N° de eleitores;
N° de votos nulos e em brancos;
Candidatos eleitos nos anos passados (prefeitos, vereadores e partidos):
As Url dos sites pesquisados devem ser informadas:
Encontrar os benefícios feitos pelos candidatos eleitos na sua cidade, no seu bairro e ou na sua comunidade:
Informar se há satisfação da comunidade com os candidatos eleitos:
Informar o que precisa ainda ser feito:
Baseado nas informações coletadas, o grupo irá criar um texto.


3ª aula:
Entrevista:
Os grupos irão entrevistar a população, onde serão abordadas questões como:
Como vem ocorrendo a Campanha Eleitoral no nosso município nos últimos 8 anos?
Eleitor, você se lembra em quem votou nos últimos 8 anos?  Não precisa dizer.
Você se lembra se o seu candidato fez ou vem fazendo de melhorias para o seu bairro, comunidade ou cidade?
Eleitor, você está satisfeito com os políticos eleitos? O que poderia melhorar?


4ª aula:
Apresentação dos grupos:
Após apresentação dos grupos, irá acontecer o momento de debate, entre todos, com relação às informações coletadas.
Em seguida a turma irá criar um vídeo, no Movie Maker contendo informações gerais dos grupos.
A turma irá criar panfletos contendo essas informações, que serão distribuídas entre os alunos e funcionários da escola.
A turma irá apresentar para as demais turmas da escola, (6°, 7°e 8° ano, e funcionários da escola).


5ª aula:
O produto final deste trabalho deverá ser postado no blog ou no site do grupo.
O trabalho deverá ser enviado para os emails dos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário