INFORMÁTICA EDUCATIVA – PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE
Professora do LIED: Manuela Carlos da Silva
Título da aula: Condições ambientais da cidade de Macaé
Disciplinas: Português, Ciências ambientais e Matemática
Ano de Escolaridade: 7º ano
Duração: Dois meses. O planejamento é flexível, podendo se estender ou não.
Mídias, ferramentas da internet e ou softwares utilizados: Broffice Writer, Fotolog, Vídeo, Google, Email e Blog.
Tipo de utilização do software/objetivos:
(x) Ilustração (x) Conteúdo Curricular (x) Produção de Trabalhos
(x) Pesquisa (x) Pesquisa
Objetivos:
Estas atividades têm como objetivo, sensibilizar os alunos, levando-os a refletir sobre as condições ambientais da cidade de Macaé, e as conseqüências trágicas que a falta de conscientização ecológica podem trazer (já estão trazendo) para o nosso planeta. Os alunos apresentam um enorme potencial cognitivo sendo capaz de, através de pesquisas, estudos, argumentações e integração contribuir para uma qualidade de vida melhor, e é acima de tudo uma questão de cidadania.
Justificativa:
Precisamos urgentemente ampliar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a continuidade da vida na terra.
Metodologia:
Registros por fotos ou filmagem;
Postagem no Fotolog;
Produção textual;
Pesquisa no site Google;
Produção de gráfico;
Passeata;
Produção do vídeo;
Criação de panfletos;
Apresentação do trabalho;
Postagem do trabalho.
Recursos:
Computador;
BrOffice Writer;
Máquina fotográfica digital;
Site Google;
Fotolog;
Movie Maker.
Desenvolvimento:
1ª aula:
No primeiro momento, irá acontecer um bate papo a respeito do tema. Em seguida, a professora irá explicar como serão realizadas as atividades.
Os alunos juntamente com a professora, irão fazer um passeio pela cidade de Macaé, e irão registrar, por meio de fotografias ou filmagem, locais que mostram as condições em que se encontram o meio ambiente da cidade.
2ª aula:
No segundo momento, os alunos irão levar no pendrives os dados coletados, que serão vistos pelos alunos, onde ocorrerá o momento da troca de experiências.
Em seguida, os alunos irão postar algumas fotos no Fotolog.
3ª aula:
Baseado na troca de experiências da aula anterior, os alunos criarão textos, no Broffice Writer, e irão salvar.
Cada aluno deverá enviar o texto para o email de trabalho da professora.
A professora irá rever erros ortográficos ou gramaticais.
4ª aula:
Os alunos irão corrigir os erros e postarão no site do grupo.
Os grupos irão pesquisar no Google, informações a respeito das condições ambientais da cidade de Macaé.
Atenção a pesquisa deve seguir os seguintes critérios:
Maior índice de poluição:
· Garrafas/Vidros
· Plásticos
· Pneus
· Outros detritos (especificar)
A pesquisa deverá conter a URL.
5ª aula:
Baseado na pesquisa feita anteriormente no Google, cada grupo montará um gráfico, onde mostrará a porcentagem de detritos despejados no meio ambiente da nossa cidade.
6ª aula:
Baseado nas conclusões que os alunos chegaram, os mesmos irão criar panfletos e faixas no Broffice Writer, com informações a respeito das condições ambientais da nossa cidade.
7ª aula:
Acontecerá uma passeata juntamente com os alunos e professores da escola, com objetivo de alertar a população, sobre a questão ambiental da cidade de Macaé.
Todos os alunos do 5º ao 9º ano deverão participar da passeata.
8ª aula:
Os panfletos deverão ser postados no blog do grupo.
Os alunos criarão um vídeo, no Movie Maker onde serão mostradas as condições ambientais da nossa cidade.
O Vídeo será postado no You Tube e posteriormente no blog do grupo.
9ª aula:
A turma irá apresentar o vídeo no data show para as demais turmas da escola, (5ª, 6°, 7° e 8° ano, e funcionários da escola).
Nenhum comentário:
Postar um comentário