sábado, 15 de outubro de 2011

Democracia ,Eleições e Responsabilidade Política

Trabalho do curso:

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.

Cursista: Manuela Carlos da Silva


INFORMÁTICA EDUCATIVA – PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE

Professor (a) do LIED: Manuela Carlos da Silva

Título da Aula: Democracia, Eleições e Responsabilidade Política
Disciplinas Envolvidas: História e Português
Ano de Escolaridade: 5° Ano
Duração: Dois meses mais ou menos
Mídias e ou softwares utilizados: Vídeo, BrOffice Writer
Tipo de utilização do software/objetivos:
 (  ) Sensibilização   (  ) Ilustração  (  ) Simulação  ( X ) Conteúdo Curricular  ( X ) Produção de Trabalhos
(  ) Avaliação  ( X ) Pesquisa  ( X ) Outros

Conteúdo curricular:
Desenvolvimento:

1ª aula:
O que poderia ser feito para conscientizar a população da importância do voto consciente?
No primeiro momento, a professora do laboratório irá explicar a atividade a ser desenvolvida. Em seguida os alunos irão assistir a um vídeo que mostra a campanha eleitoral gratuita (candidatos a prefeito e a vereador).
Após assistirem ao vídeo, os alunos se reunirão em grupos de 5 ou 6 alunos, e irão refletirem sobre tema, e deverão criar um texto no BrOffice Writer.

2ª aula:
Pesquisa em grupo:
Os grupos deverão pesquisar no Google, como vem ocorrendo as eleições nos últimos 8 anos na nossa cidade.
Atenção, a pesquisa deve conter:
N° de habitantes:
N° de eleitores:
N° de votos nulos e em brancos;
Quais foram os candidatos a prefeito eleitos?
Quantos e quais foram os vereadores eleitos? De quais partidos?
 A pesquisa deve conter a URL.
Os alunos irão pesquisar no Google e criar um texto baseado nas seguintes informações:
  • Quais benefícios foram feitos pelos candidatos eleitos na sua cidade, no seu bairro ou na sua comunidade?
  • Algo ainda precisa ser feito ou não?

3ª aula:
Entrevista:
Os grupos irão entrevistar a população, onde serão abordadas questões como:
Como vem ocorrendo a Campanha Eleitoral no nosso município nos últimos 8 anos?
Eleitor, você se lembra em quem votou nos últimos 8 anos?  Não precisa dizer.
Você se lembra se o seu candidato fez ou vem fazendo de melhorias para o seu bairro, comunidade ou cidade?
Eleitor, você está satisfeito com os políticos eleitos? O que poderia melhorar?

4ª aula:
Apresentação dos grupos:
Após apresentação dos grupos, acontecerá o momento de debate, entre todos, com relação às informações coletadas.
Em seguida a turma irá criar um vídeo, contendo informações gerais dos grupos.
A turma criará panfletos contendo essas informações, que serão distribuídas entre os alunos e funcionários da escola.
A turma irá apresentar para as demais turmas da escola, (6°, 7°e 8° Ano, e funcionários da escola).

5ª aula:
O produto final deste trabalho deverá ser postado no blog do grupo.
O trabalho deverá ser enviado para os emails dos professores.



Este trabalho pretende atender os alunos, com o objetivo de estimular os educando, especialmente maiores de 16 anos que já gozam do direito ao voto facultativo, garantido pela Constituição Brasileira de 1988, levando o aluno a refletir sobre a política na cidade de Macaé, com ênfase no desenvolvimento do senso crítico e reflexivo de cada individuo como sujeito histórico, cidadão consciente de seus direitos e deveres constitucionais, despertando assim a importância do voto consciente.











Nenhum comentário:

Postar um comentário