quarta-feira, 17 de agosto de 2011

VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

       Trabalho do curso de 100 horas

Aluna: Manuela Carlos da Silva

Assunto: VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

Irei desenvolver o texto baseado em três perguntas:

1-Qual a importância do papel do professor na sociedade?

2-De que profissional estamos precisando para que possamos ter uma educação de qualidade?

3-O que oferecer e como oferecer aos possíveis e escassos interessados em ainda em exercer 
a profissão?




                     


A sociedade brasileira precisa contar com educação escolar de qualidade como um dos instrumentos básicos de desenvolvimento. A educação qualitativa que desejamos e precisamos, o professor é um dos sujeitos do processo, tão necessário quanto o aluno.
Atualmente a realidade do professor está caótica, onde a classe encontra-se totalmente desmotivada, como podemos presenciar através dos meios de comunicação, as manifestações que vem ocorrendo
em diversos estados em busca de melhores salários e melhores condições de trabalhos. O Ministério da Educação e todos que detenham nas mãos o poder de estabelecer normas educacionais deverão resolver questões que vem ao longo dos anos sendo questionadas, e poucos foram feitos. Se queremos uma educação de qualidade no nosso país, precisamos quebrar alguns paradigmas, como as desigualdades salariais plano de carreira, formação inicial e continuada e boas condições de trabalho(plano de saúde e odontológico, vale alimentação, vale transporte e outros) . As desigualdades sociais são vistas em todos os lugares, são professores que trabalham de 8 a 12 horas por dia, para sobreviver, ainda existem professores que atuam somente com formação de professores e sabemos que são oferecidos muitos cursos bons e grátis de nível superior a distância e presencial, mas o professor acaba se esbarrando  em algumas questões. São professores com uma jornada de trabalho de até 12 horas, salas abarrotadas de alunos, falta de material didático e outros, que ao final do dia, não tem mais condições psicológicas e físicas para estudar, outro fator, são as barreiras encontradas para se ingressar em uma universidade pública, onde a classe média alta são na maioria os beneficiados. O profissional, quando passa dos quarenta anos mais ou menos, já não aquenta mais uma sala de aula. Por que será? O desrespeito pelo profissional por parte do aluno, pais, comunidade e em geral, é outro fator primordial, o professor hoje trabalha com medo, sobre pressão, é visível na mídia, são professores ameaçados, agreditos, e até mortos. A mídia vem divulgando que a educação está melhorando, mas ainda tem muito o que fazer. São divulgados constantemente pelos meios de comunicação, que os nossos dinheiros arrecadados de impostos e outros que, deveriam ser investidos na educação de qualidade, na valorização do professor são desviados. Qualquer profissional hoje, para alcançar um “status”, como o médico, dentista, advogado, engenheiro; enfim todas as profissões passam primeiramente pelas mãos de quem? DO PROFESSOR. Mas essa questão é esquecida.
E o que deve ser feito para mudar essa realidade?  A valorização do professor deverá acontecer rápido, caso contrário, o professor passará a ser um ser extinção.
Mediante esses questionamentos, lanço mão da seguinte pergunta:
Como será o futuro da nossa educação?




               






Nenhum comentário:

Postar um comentário