quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Jogos e brincadeiras na Educação Infantil

WEBEQUEST
Jogos e brincadeiras na Educação Infantil




  
Trabalho do curso de 100 horas
Aluna: Manuela Carlos da Silva

Brincar com a criança não é perder tempo, é ganhar. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-lô enfileirados em sala sem ar, com atividades estéreis, sem importância alguma para a formação humana.
Drumonnd





WEBQUEST

Esta Webquest tem como objetivo mostrar aos educadores da Educação Infantil, algumas informações a respeito dos jogos e brincadeiras nessa fase de desenvolvimento e como utilizá-lo.
                                                

INTRODUÇÃO:
Para Piaget, tanto a brincadeira como o jogo é essencial na contribuição da aprendizagem. Por isso ele afirma que os programas lúdicos na escola é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Sendo assim, essas atividades se tornam indispensável à prática educativa, pois contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.

*    A presença de atividades lúdicas na prática educativa articula-se de duas formas: uma espontânea e outra dirigida. Em ambas percebe-se a função educativa.

*    A sua fase espontânea é constituída pelo brincar do cotidiano da criança que flui e é mobilizado a partir de questões internas do sujeito, sem nenhum comprometimento com a produção de resultados pedagógicos.


*    De acordo com Piaget (2003), o caráter educativo desse brincar é visto como atividade formativa que pressupõe o desenvolvimento intelectual e moral, como também a constituição da individualidade, a formação do caráter  e da personalidade de cada um.


                        
Por outro lado, a fase dirigida tem a presença das brincadeiras como atividades que tem objetivo específico de promover a aprendizagem de um determinado conceito, além de serem marcadas pela intencionalidade do educador. Assim são as brincadeiras pedagógicas que tem influência  no processo de aprendizagem e no desenvolvimento psicológico, permitindo  a expressão e a compreensão das emoções como também o resgate cultural do educando.




            


TAREFA:
1ª Etapa:

       O educador verá como é fácil e prático fazer com que as crianças desenvolvam atividades lúdicas e práticas, lançando mão de materiais acessíveis e prazerosa para a confecção de brinquedos. Sugiro que o professor tenha como base aos seguintes livros:

O brinquedo-sucata e a criança
       Autora: Maria Mascondes Machado que fala sobre”Jogos e                 brincadeiras na Educação Infantil.

Como aplicar jogos e brincadeiras na Educação Infantil
        Autora: Ana Cristina Alves de Jesus

Jogos e brincadeiras na Educação Infantil
       Autora: Cória Sabini e Maria Aparecida



2ª Etapa:

      Você deverá trabalhar em conjunto com seus outros colegas (professores), relacionando jogos e brincadeiras com os conteúdos didáticos, estudando sua pertinência ou não, tomando uma posição sobre o assunto.
      Após, redigir o texto faça uma mesa redonda para a discussão a cerca das opiniões e consecutivamente decidir o caminho que a escola irá seguir. 






Algumas sugestões de jogos e brincadeiras:

Ø Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.

Ø De onde vem o cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.


Ø Dentro e Fora: Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.

Ø Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.

Ø Pneus: Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.

Ø Que som é esse?: Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.

Ø Caixa Surpresa: Com uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar para a casa de um aluno a fim de que os pais enviem algum material que possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai fazendo descrições do material, até que as crianças descubram o que é.





                                                                                   





RECURSOS:

Ø Computador
Ø Máquina fotográfica
Ø Papel, lápis, caneta
Ø Acesso a internet
Ø Material de sucata
Ø TV e DVD
Ø CD e outros;  



                                                                                                                                                        












CONCLUSÃO:

Após várias pesquisas, vimos que a criança aprende enquanto brinca. Pois estabelece com os jogos e as brincadeiras, uma relação natural e consegue extravasar suas tristezas e alegrias, angústias, paixões, passividades, agressividades, por meio da brincadeira acriança envolve-se no jogo e partilha como outro, ou seja, se conhece e conhece ao outro.
Conclui-se, então, que o desenvolvimento do aspecto lúdico, facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, facilitando os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. Enfim, contribui para o desenvolvimento do indivíduo num todo.





       









AVALIAÇÃO:


o   Como o aluno será avaliado:

       Avaliação:  A avaliação deve ocorrer diariamente e ao longo de todo o período em que o aluno se encontrar no ambiente escolar, levando em consideração o momento da conversa, das brincadeiras, das atividades e a interação do aluno. O professor deve lançar mão como instrumento avaliativo o diário de bordo, onde deverão ser registrados os avanços e as dificuldades dos alunos para que através das necessidades de cada um o professor possa replanejar as aulas adequando às necessidades.
      Nesse processo, todos - professores/ recreadores, coordenação pedagógica, direção, equipe de apoio e administrativa, crianças e responsáveis – devem sentir-se comprometidos com o ato avaliativo.

   





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